top of page

novo

Missões 2018

Veja as missões do SUAT em 2018:

Edital Funarte de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2017

Escola de Comunicação, Escola de Música, Casa da Ciência e Escola de Educação Física e Desportos, janeiro

​

Edital publicado em 7 de dezembro de 2017 pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, com o objetivo de realizar a doação de conjuntos de equipamentos de iluminação cênica a instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos como forma de contribuir para  a melhoria técnica e artística de espaços voltados à prática de atividades cênicas.

​

• Elaboração do projeto institucional da UFRJ que concorreu ao edital; encaminhamento à Funarte da documentação e do material pertinentes; acompanhamento do resultado no site da Funarte.

Mundos Invisíveis

Casa da Ciência, fevereiro

​

Exposição de vinte e quatro telas de imagens microscópicas de estruturas biológicas e químicas, produzidas por cientistas de diferentes instituições de pesquisa brasileiras.

​

• Cessão de equipamento; criação e montagem de iluminação expositiva.

Posse da Direção da Escola de Comunicação

Escola de Comunicação, março

​

Cerimônia oficial em 12 de março, com a presença do Reitor da UFRJ, Professor Roberto Leher, da posse das professoras Ivana Bentes e Suzy dos Santos na direção e vice-direção, respectivamente, da Escola de Comunicação da UFRJ. Após a cerimônia, foi oferecido coquetel no Laguinho da ECo.

​

• Montagem de iluminação da cerimônia na Sala Vianinha; criação e montagem de iluminação arquitetônica e ornamental no Laguinho; desmontagem e guarda do equipamento. Colaboração de bolsistas de produção do Curso de Direção Teatral.

50 Anos da Escola de Comunicação

Campus da Praia Vermelha, março

​

Encerramento das comemorações do cinquentenário da Escola de Comunicação da UFRJ, em 13 de março, com homenagem aos professores eméritos, entrevistas com profissionais formados pela escola, apresentação de coral e festa.

​

• Montagem de palco e iluminação ao ar livre, em frente à escola; montagem e operação de iluminação na Sala Vianinha; desmontagem geral, limpeza, manutenção e guarda do equipamento utilizado.

Gondwana: a terra em movimento

Instituto de Geociências, março

​

Inauguração, em 14 de março, de nova exposição do Museu da Geodiversidade, do Instituto de Geociências, exibindo resultados de pesquisa e amostras minerais e fósseis coletados pelo projeto internacional “IGCP-628 – Revisão do Mapa goelógico do Gondwana: Geologia e evolução tectônica”, apoiado pela Petrobrás/CENPES e pela UNESCO. Concepção, pesquisa e desenvolvimento de Renata da Silva Schmitt, Jéssica Tarine Moitinho de Lima, Aline Rocha de Souza Ferreira Castro, Ismar de Souza Carvalho e Kátia Leite Mansur.

​

• Consultoria técnica; projeto e montagem de iluminação expositiva.

Lutas e Resistências ao Conservadorismo Reacionário

Escola de Serviço Social, março

​

Jornada internacional de pesquisadores, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ, realizado de 26 a 28 de março no edifício RB762. Além de palestras, mesas de debates, lançamento de livros e exposições, o evento incluiu uma apresentação do Jongo Caxambu pela Cia Folclórica do Rio-UFRJ.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de iluminação da apresentação de dança.

Ciência na Palma da Mão

Casa da Ciência, maio a julho

 

Exposição de educação científica, de 3 de maio a 29 de julho, para crianças e adolescentes, com diversos experimentos, jogos, oficinas e vídeos sobre eletricidade, magnetismo, luzes, cores, tecnologia, mecânica, saúde, qualidade de vida e muito mais.

​

• Cessão de equipamento; criação e montagem de iluminação expositiva.

Conhecendo a UFRJ 2018

Pró-Reitoria de Extensão, maio

​

Evento na Escola de Educação Física e Desportos que tem como principal objetivo contribuir para o acesso de estudantes à universidade, através da informação dos conteúdos de cada curso de graduação, suas interfaces, perfil do profissional e mercado de trabalho. Além de estandes, palestras e oficinas, são oferecidas apresentações de trabalhos dos cursos de artes da universidade. Nesta edição, o Curso de Direção Teatral apresentou duas sessões da peça Mais um César, baseada em Júlio César de William Shakespeare, sob direção de Camila Simonin, nos dias 22 e 23 de maio.

​

• Cessão de equipamento; montagem de luz e som; desmontagem.

200 anos do Museu Nacional

Museu Nacional, junho

​

Cerimônia de celebração dos duzentos anos do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. Organizada pela Seção de Eventos do museu, a cerimônia reuniu autoridades acadêmicas, pesquisadores, professores, funcionários e estudantes da instituição, e incluiu a quebra do selo da medalha comemorativa da data, exibição de vídeo sobre o museu, inauguração de novas exposições e coquetel. A solenidade, que ocorreu em 6 de junho, teve início na Sala da Baleia, havia muito tempo interditada, e prosseguiu em diversos espaços do Museu Nacional.

​

• Cessão e gerenciamento de empréstimo de equipamentos; troca de lâmpadas e reafinação da iluminação expositiva das salas do Tiranossauro Rex e de Meteorítica; criação e montagem de iluminação cênica, ornamental e arquitetônica nos espaços da Sala da Baleia, Auditório Roquete Pinto, pátio da escadaria, hall principal e fachada do museu; desmontagem.

Ensaios sobre o Corpo Exposto

Esola de Educação Física e Desportos, junho

​

Espetáculo-performance desenvolvido pelo Laboratório de Linguagens do Corpo (LALIC/UFRJ) e apresentado de 8 a 10 de junho no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Interpretação de Bárbara Saraiva, Camila Reis, Fábio Costta, Filipe Nanttel, Idris Bahia, Marianna Alexandre, Marcílio Fernandes e Ronábio Lima. Direção de Mariana Trotta.

​

• Criação de iluminação cênica a partir de montagem pré-existente no local; operação de luz.

Mostra Mais 2018

Escola de Comunicação, junho e julho

​

Mostra de trabalhos da disciplina Direção VI do curso de Direção Teatral, de 14 de junho a 3 de julho, na Sala Vianinha da Escola de Comunicação. Apresentações de nove espetáculos curriculares, dirigidos pelos estudantes Camila Simonin, Gabriela Villela, Homero Ferreira, Marcéu Pierrotti, Giovan Bueno, Lucas Massano, Ana Carolina Magioli, Fernanda Arrabal e Luiz Buarque; e performances de alunos do bacharelado em Dança da EEFD.

​

• Organização prévia de equipamento e material; montagem de iluminação básica com mesa de comando analógica e luminárias PAR 38; agrupamento e afinação de luz dos espetáculos; plantão técnico durante as apresentações; desmontagem, guarda do equipamento e rearrumação da Sala Vianinha após a Mostra.

A Flauta Mágica

Escola de Música, junho e julho

​

Ópera de Wolfgang A. Mozart sobre libretto de Emanuel Schikaneder. Interpretação de Guilherme Moreira, Paulo Ribeiro, Paolla Soneghetti, Jaqueline Rezende, Rafael Siano, Cyrano Sales, Juliana Sampaio, Alessandra Quintes, David Monteiro, Patrick de Oliveira, Loren Vandal, Dhulyan Contente, Natalia Trigo, Isabela Vieira, Bruna Figueiredo, Crislaine Hildebrant, Monalisa Lima, Lily Driaze, Dani Sardinha, Roberto Montezuma, André Novaes, Thiago Teixeira, Saulo Laucas, Iago Cirino, Carolina de Melo Morel, Carolina Campos, Isabele Montanholi, Leticia Menezes, Nicole Costa, Roberta Pachá e Tie de Kühl. Coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ. Regência de André Cardoso, Felipe Prazeres e Jean Molinari. Direção musical de Inácio De Nonno. Direção de coro de Maria José Chevitarese. Direção cênica de Julianna Santos. Participação da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ, sob direção de André Meyer. Apresentações de 21 a 24 de junho no Salão Leopoldo Miguez; e de 29 de junho a 1º de julho no Teatro Municipal João Caetano (Niterói).

​

• Criação, montagem e operação de luz; apoio técnico em turnê.

A Contadora de Histórias

Escola de Comunicação, julho

 

Curta metragem produzido como Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Lalesca Fravoline, do curso de Radialismo da Escola de Comunicação. O filme apresenta uma poderosa, mística e antiga figura feminina, cujo poder de contar histórias dá vida aos personagens das narrativas: os seres misteriosos, fantásticos e fantasmagóricos. Roteiro e direção de Lalesca Fravoline; direção de produção de Manuella Braz; direção de fotografia de Paloma Palacio. Com Angela Delphim, Liana Salles Monteiro, Marcos Pereira, Sophia Rocha e Sophia Tinoco. Orientação de Katia Valeria Maciel Toledo.

​

• Cessão de equipamento; orientação de montagem de cenografia e iluminação; acompanhamento de gravações.

Site.jpg
PerfilFB.jpg

II Encontro Objetos Performáticos de Teatro de Animação

Escola de Belas Artes, agosto

​

Evento promovido de 14 a 16 de agosto, no campus da Praia Vermelha, pelo Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes, reunindo pesquisadores, artistas e profissionais do teatro de formas animadas, além de performances, demonstrações e espetáculos. A programação incluiu palestras e mesas redondas com a participação de Walmor Beltrame, Lelo Silva, Miguel Vellinho, Ronaldo Robles, Mário Piragibe, Fabiana Lazzari, Luiz André Cherubini, Adriana Schneider Alcure e Ana Paula Brasil; e apresentações dos espetáculos Jongo Mamulengo (Coletivo Bonobando), Parangotíteres (Maria Madeira), Cine Ciranda (Sandro Santos e Maria Madeira) e Vem Brincar de Mamulengo (Aguinaldo Algodão). Coordenação geral e curadoria de Gilson Motta e produção de Amanda Moleta.

​

• Cessão de equipamento; montagem de iluminação e sonorização do espetáculo Jongo Mamulengo, apresentado na Sala Vianinha.

49º Congresso Brasileiro de Geologia

Museu Nacional, agosto

 

Promovido e realizado pela Sociedade Brasileira de Geologia, o evento integrou, de 20 a 24 de agosto, a academia, empresas, profissionais e a sociedade, através da realização de palestras, discussões, cursos e eventos paralelos na área de Geologia e Geociências, incluindo os Simpósios de Vulcanismo e Ambientes Associados e do Cretáceo do Brasil. O 49º CBG tembém encerra o período de comemorações dos 70 anos da Sociedade Brasileira de Geologia, criada em 1946, e celebra os 200 anos do Museu Nacional, primeira instituição de pesquisa científica voltada para a geologia, criado por D. João VI no início do século XIX. A cerimônia de abertura, em 20 de agosto, ocorreu na Sala da Baleia do Museu Nacional.

​

• Cessão e transporte de equipamento; criação e montagem de iluminação ornamental da Sala da Baleia.

BANNER.jpg
LOGOSUATMN.JPG

Incêndio do Museu Nacional

Museu Nacional, setembro e outubro

 

Em 2 de setembro, um incêndio de grandes proporções destruiu o palácio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, causando perda irreparável de instalações, equipamentos, acervo e pesquisas daquela instituição e unidade da UFRJ. No dia seguinte à catástrofe, o SUAT foi convocado pela Reitoria da universidade para colaborar nos trabalhos de resgate do acervo e proteção ao edifício sinistrado.

​

• Cessão e transporte de equipamento; montagem de iluminação provisória de emergência.

Orgânica

Instituto de Ciências Biomédicas, setembro e outubro

 

Exposição fotográfica, de 19 a 26 de setembro, nas comemorações do primeiro aniversário do Museu de Anatomia da UFRJ. As imagens exibidas, de autoria da estudante de odontologia Juliana Theberge, combinam formas e texturas do corpo humano com as da natureza que o envolve. Produção e curadoria de Ludmila Ribeiro.

​

• Projeto expositivo e de ambientação; cessão de equipamento; concepção e montagem de iluminação.

CartazOrganica.JPG
0f6c9304-1e81-4acc-9f86-1ef8db1199b9.JPG

Maroquinhas Fru-Fru

Escola de Música, outubro

 

Ópera infantil de Ernst Mahle. Libreto de Maria Clara Machado. Interpretação de Amanda Gonzalez, Crislaine Hildebrant, Thiago Teixeira, Roberto Montezuma, Bruna Figueiredo, Renata Vianna, Paulo Ribeiro, Iago Cirino, Gabriela Meira, Nila Clara, Aline Martins, Sarah Salotto, Dani Sardinha, Francielle Idala, Kássia Lima, André Novaes, Calebe Faria, Paulo Maria e Rafael Meliande. Orquestra de câmara sob regência de Jean Molinari e Kaíque Stumpf. Direção cênica de Marcellus Ferreira e Lucas Massano. Concepção cênica de José Henrique Moreira. Idealização e direção geral de Maria José Chevitarese. Apresentações de 9 a 12 de outubro no Salão Leopoldo Miguez.

 

• Cessão de equipamento; projeto, montagem e operação de iluminação cênica; desmontagem.

V Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe - SHIALC

Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais – NCE, outubro e novembro

 

Evento de 7 a 9 de novembro, sediado no NCE e reunindo pesquisadores e interessados na História da Informática na região da América Latina e Caribe. Com perspectiva interdisciplinar, o simpósio tem como tema “Trajetórias da Informática na América Latina e Caribe: autonomias, (in)dependências e muitas outras histórias”, e abre espaço para debates sobre as implicações da informática em diferentes áreas da sociedade, constituindo uma espécie de acervo da experiência dos diversos países do continente.

​

• Remontagem da exposição do Marco Zero do Museu da Computação da UFRJ, inaugurada em 2017.

SCHIALC2018-CartazA3-PT.jpg
flyerostinatos.png

So Many Notes

Escola de Educação Física e Desportos, outubro

 

Pré-estreia do espetáculo Ostinatos, produzido pelo projeto Partitura Encenada do curso de Dança, apresentado em 19 de outubro no edifício RB762. Roteiro e direção geral de Lenine Vasconcellos e Vanessa Tozetto. Intepretação e criação de Andreza Soares, Bianca Matta, Isabel Santos, Liege Vasconcelos, Marcela Romão, Mari Mourão, Melo Oliveira, Nidia Paletot, Otávio Gama, Patrícia Andrade e Valéria Santos.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de iluminação cênica; desmontagem.

Universidade e Extensão

Escola de Educação Física e Desportos, outubro

​

Palestra sobre o projeto SUAT, em 20 de outubro, proferida em turma da disciplina Universidade e Extensão sob responsabilidade do Prof. Roberto Eizemberg. Foram apresentados a origem e os objetivos do projeto, estatísticas sobre a equipe, localização e natureza das parcerias, e imagens de exemplos de missões realizadas pelo SUAT.

​

• Preparação e apresentação da palestra.

IMG_7112.jpg
Flyer-2018-683x1024.jpg

VI Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural

Fórum de Ciência e Cultura, novembro

​

O VI ENAC, de 5 a 9 de novembro, é uma iniciativa do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional e pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A proposta do ENAC é divulgar e aproximar experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível; promover reflexão sobre a cidadania cultural da pessoa com deficiência e fomentar intercâmbios e redes. No dia 6, na sala 2 do prédio principal do RB762, foi apresentado o espetáculo A Busca de Seo Peto e Seo Antônio, do Grupo Moitará.

​

• Cessão de equipamento de iluminação; montagem de luz.a

Encontro IDEA 2018

Escola de Comunicação, novembro

​

Seminário de pesquisa do programa IDEA – Programa de Estudos Avançados – da Escola de Comunicação, em 8 de novembro, com o tema Na Fúria do Vendaval Está Nascendo Um Mundo Novo. A Sala Vianinha abrigou palestras de Marcio Tavares D'Amaral, Beatriz Jaguaribe, Fernanda Bruno, Fernando Fragozo, Henrique Antoun, Ivana Bentes, Luiz Alberto Oliveira, Mauricio Lissovsky e Paulo Vaz.

​

• Preparação técnica da Sala Vianinha; montagem e operação de luz.

EncontroIDEA2018.jpg
FlyerOstinatos.jpg

Ostinatos

Escola de Educação Física e Desportos, novembro

​

Apresentação em 8 de novembro, no Teatro Ziembinski, de espetáculo desenvolvido pelo projeto Partitura Encenada, com roteiro e direção geral de Lenine Vasconcellos e Vanessa Tozetto. Intepretação e criação de Andreza Soares, Bianca Matta, Isabel Santos, Liege Vasconcelos, Marcela Romão, Mari Mourão, Melo Oliveira, Nidia Paletot, Otávio Gama, Patrícia Andrade e Valéria Santos.

​

• Criação, montagem e operação de iluminação cênica.

Festival Folclorando

Escola de Educação Física e Desportos, novembro

​

Evento que reúne grupos de crianças e jovens das escolas das redes pública e privada, projetos sociais e outras entidades que participem de experiências artísticas utilizando as linguagens da cultura popular. Promovido pela Companhia Folclórica do Rio/UFRJ, o festival tem como principais objetivos: proporcionar a vivência de danças e folguedos em suas diversas formas e motivações, promover a democratização dos espaços de apresentação e incentivar a aplicação do folclore como recurso pedagógico, artístico, social e político. A edição de 2018, realizada em 9 de novembro no Salão Helenita Sá Earp, homenageou Tia Maria do Jongo, fundadora da Escola de Samba Império Serrano.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de iluminação.

FolclorandoFB.jpg
Imagem 15-11-2018 às 10.24.jpg

EncenAÇÃO 2018

Colégio de Aplicação, novembro

​

Apresentações da peça Roda Viva, de Chico Buarque, nos dias 13, 22 e 23 de novembro, no teatro do Colégio de Aplicação da UFRJ. Elenco formado por alunos do segundo ano do ensino médio, sob direção de estudantes do curso de Direção Teatral e direção de movimento de estudantes do curso de Dança. Direção artística das professoras Celeia Machado e Andréa Pinheiro.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de luz; apoio técnico.

InPulso

Escola de Educação Física e Desportos, novembro

​

Espetáculo apresentado em 29 de novembro como resultado de três disciplinas de prática de montagem do curso de Dança da EEFD. Direção de Denise Sá, iluminação de José Geraldo Furtado e composição musical de Bruno Amorim.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de luz.

InPulso flyer.jpg
Semana de TCCs FB.jpg

Semana de TCC

Escola de Educação Física e Desportos, dezembro

​

Mostra dos trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Dança da UFRJ no segundo semestre de 2018. De 3 a 6 de dezembro, foram apresentados os trabalhos teóricos ou práticos dos estudantes Paula Dinarti, Annelise Bandeira, Isabela Cazari Vizzon, Andreza Soares, Rômulo Galvão, Bruna Garcia, Gabriela Presgrave, Cíntia de Melo, Thayná Gomes e Giulia Sampaio Fiorani Pinto.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de luz.

InDisciplinas

Escola de Educação Física e Desportos, dezembro

​

Mostra da produção artística da graduação em Dança, em 5 e 6 de dezembro, em diversos espaços da Escola de Educação Física e Desportos. O evento, que tem como objetivo “estimular e estabelecer o espaço da sala de aula como construtor de potências artísticas”, reuniu cerca de quarenta trabalhos elaborados em diversas disciplinas no segundo semestre de 2018, em formatos de performance, coreografia, videodança e instalação.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de luz.

IndisciplinasFB.jpg
SeloSite.jpg

XVIII Mostra de Teatro da UFRJ

Escola de Comunicação, dezembro

​

Mostra dos trabalhos de conclusão de curso dos formandos em Direção Teatral, de 4 a 14 de dezembro, na Sala Vianinha da Escola de Comunicação. Apresentações de oito espetáculos curriculares, dirigidos pelos estudantes Lucas Massano, Mayara Tenório, Camila Simonin, Giullia Luciano, Homero Ferreira, Gabriela Villela, Daniel Ferrão e Giovan Bueno.

​

• Levantamento técnico prévio de cada montagem; preparação técnica da Sala Vianinha; apoio às equipes de iluminação e cenografia; montagem de luz; plantão técnico durante as apresentações; confecção dos mapas de luz em computador; desmontagem e guarda do equipamento.

Amostra Grátis 2018

Escola de Comunicação, dezembro

​

Pequena mostra de trabalhos curriculares da disciplina Direção V do curso de Direção Teatral, de 4 a 14 de dezembro. Cada apresentação dura até meia hora e é realizada em sala de aula comum da Escola de Comunicação, com recursos mínimos de som e iluminação.

​

• Montagem de luz e som; apoio técnico.

Amostra_Grátis_2018_pequeno.jpg
550x400-flyer-site-FCC_1.jpg

Loucura, Cultura e Cidade

Fórum de Ciência e Cultura, dezembro

​

Encontro com debates, rodas de conversa e atividades culturais promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura, em parceria com o LAPS/Fiocruz e serviços e movimentos do campo da saúde mental, da luta antimanicomial e dos direitos humanos, em 13 de dezembro no Campus da Praia Vermelha. O evento incluiu apresentação dos grupos “Harmonia Enlouquece” e “Cancioneiros do IPUB” no Salão Moniz Aragão do Palácio Universitário.

​

• Cessão de equipamento; montagem e operação de luz.

Manutenção do acervo técnico e das instalações da Sala Vianinha

Escola de Comunicação, anualmente
 

Missão de rotina semanal do S.U.A.T. que envolve instalação, manutenção e substituição de equipamentos; treinamento de montagem e operação de luz e som; e organização e confecção
de material de apoio às missões.

bottom of page